Na mitologia galesa, deusa da escuridão e dos poderes proféticos. Ela é a guardiã do caldeirão do submundo, no qual a inspiração e o conhecimento divino são fermentados.
Cerridwen é reverenciada em Avalon como a Deusa Anciã - Ela que é a escuridão da Lua, cujo caldeirão devemos adentrar para renascer. Ela é a corredeira do rio, aquela que não entendemos, mas tememos.
Conta a lenda que certa vez, um jovem servo chamado Gwion roubou três gotas de uma poção que Cerridwen estava preparando para seu filho Avagdu. Com essa poção, obtinha-se todo o conhecimento, e sabedoria necessária para uma vida.
Sabendo que ela iria puni-lo, ele fugiu da furiosa Deusa. Cerredwin transformou o servo em grãos, pois se ele obtivesse o conhecimento num todo acabaria por ser prejudicial. Esses grãos foram espalhados pela terra esperando para ser germinado. Sua raiva não passou e nesse momento ela espalhou junto com os grãos galinhas, as quais comeriam parte deles.
Em suma, o conhecimento total nunca vai ser pleno, pois parte dele estara dentro do animal, ou em solo germinado, mas a eterna busca nunca vai passar.
Quem sabe um dia Cerredwin, não repasse para a humanidade mais algumas gotas de sua poção, afim de melhorar a qualidade de vida de todos os mortais.
Outra face de Cerredwin é refletida entre os sentimentos nobres, tais como o orgasmo, ela aproveita parte dessa energia para realização de sua magia, e como presente concede desejos aos humanos. Suas formas vem como intuições poderosas e idéias invadoras.
Por: Contos e Lendas.net