As Runas eram
conhecidas como uma forma de escrita, que servia tanto para a comunicação como
para fins mágicos. Geralmente, inscritas em pedras num alfabeto antigo, com
letras características, utilizadas pelos antigos povos germânicas e pelos
próprios vikings, como uma arte divinatória, nos encanamentos e em talismãs
rúnicos.
As inscrições
rúnicas mais antigas datam de cerca do ano 150, e o alfabeto foi substituído
pelo alfabeto latino com a cristianização, por volta do século VI na Europa
central e no século XI, na Escandinávia.
As Runas são
símbolos que nos remetem ao mais profundo autoconhecimento da nossa própria
natureza, traduzindo, através da sua grafia, toda ancestralidade e a sabedoria
do grande Deus nórdico, Odin. Segundo consta, Odin ficou pendurado na Árvore da
Vida durante nove dias e nove noites, sem água e nem comida, além de ser ferido
pela própria lança, levando-o ao mundo dos mortos através de uma jornada
xamânica e de onde retornou vitorioso, trazendo consigo a sabedoria das runas.
A palavra
"runa" significa "sagrado", "segredo" ou
"mistério", na língua germânica, vivificada através da tradição
runemal. As Runas eram usadas, também, como talismã para à proteção. Há vários
registros arqueológicos da sua utilização, entalhadas em armas, batentes de
portas, copos e chifres que eram usados como cálices.
As runas são
divididas em três grupos de oito símbolos, que nos permitem acessar o que
chamamos de "o inconsciente coletivo das possibilidades".
1. A CriaçãoO primeiro jogo de 8 Runas representam a criação do mundo, a fertilidade e início da vida. Diz respeito à realização material e do plano físico.
Fehu - O gado, a riqueza.
Posição normal:
riquezas materiais e espirituais, sucesso e vitória.
Invertida:
Frustrações, impasses e perda de estima pessoal.
Uruz - O touro
bravo, a força.
Posição normal: Boa
sorte, amadurecimento, determinação e progresso.
Invertida:
Oportunidades perdidas, influências negativas e desânimo.
Thurisaz - Os
espinhos
Posição normal:
Proteção de Thor, decisão importante a tomar e entusiasmo.
Invertida: Decisões
precipitados, cautela e más notícias.
Ansuz - Palavras de
Odin
Posição normal:
Sabedoria, inspiração e conselho dado por pessoa mais velha.
Invertida: Falta de
comunicação, futilidade e movimento inútil.
Raidho - A carruagem
Posição normal:
Viagem, decisão e progressos em direção às metas da vida.
Invertida:
Rompimentos, fracassos e viagens desagradáveis.
Kenaz - A tocha
Posição normal:
Renovação, novos começos e iluminação
Invertida: Perda de
prestígio social ou de posses valiosas, fim de um ciclo.
Gebo - O presente
Posição normal:
União, equilíbrio, bons negócios e amor correspondido.
Invertida: Não tem posição invertida.
Wunj - A alegria
Posição normal:
Felicidade, bem estar e transformação para melhor.
Invertida:
Infelicidade emocional, crises e perdas afetivas.
2. A Necessidade
O segundo jogo de 8
Runas, ensina-nos a aprender com as adversidades da vida. Regido pelas forças
da natureza e dos elementais, diz respeito ao plano emocional.
Hagalaz - O granizo
Posição normal:
Precauções, obstáculos, limitações e adiamento dos planos.
Invertida: Essa Runa
não tem posição invertida. Símbolo enigmático.
Naudhiz - A
necessidade
Posição normal:
Paciência, limitações e cautela em seus planos.
Invertida: Evite a
precipitação, controle a raiva e aprenda com a adversidade. Dependendo do
material estudado não há posição invertida.
Isa - O gelo
Posição normal:
Concentração saiba esperar o momento oportuno.
Invertida: Essa Runa
não tem posição invertida.
Jera - A colheita do
ano
Posição normal:
Ciclo de colheita e recompensas, alegria e satisfação.
Invertida: Essa Runa
não tem posição invertida.
Eihwaz - O teixo
Posição normal:
Proteção, final de um ciclo e começo de uma nova vida.
Invertida: Essa Runa
não tem posição invertida.
Perdh - Algo
oculto
Posição normal: Ganhos inesperados,
conhecimentos ocultos e espirituais.
Invertida: Desapontamentos, traições e
paciência.
Algiz - A proteção
do alce
Posição normal:
Viagem, novos caminhos, alegria e progresso.
Invertida:
Inquietação, vulnerabilidade e perigos vindos de fora.
Sowelo - O Sol
Posição normal:
Auto-realização, regeneração, sucesso e vitória.
Invertida: Essa Runa
não tem posição invertida.
3. A Humanidade
O terceiro jogo de 8
Runas, nos mostra como conduzir a nossa vida. Regido pelo Deus guerreiro que
invoca a justiça e diz respeito à realização do plano espiritual.
Tiwaz - O Deus Tyr
Posição normal:
Vitórias, discernimento, honra e justiça.
Invertida: Problemas
emocionais e força vital sendo desperdiçada.
Berkana - O vidoeiro
Posição normal:
Renovação, nascimento de um bebê ou nova idéia.
Invertida: Confusão.
Desânimo, separações e carências.
Ehwaz - O cavalo
Posição normal:
Movimento, mudanças, progresso e lealdade.
Invertida: Saber
esperar, evitar ação e mudanças.
Mannaz - O homem
Posição normal:
Integração, confiança e clareza interior
Invertida: Falta de
fé, bloqueios e inimigos ocultos.
Laguz (Lagús) - A
água
Posição normal:
Fluidez das emoções, intuição e poderes psíquicos.
Invertida:
Pensamentos confusos, enganos e fracassos.
Inguz - A
fertilidade
Posição normal:
Realização de um sonho, gestação, amor e sexualidade.
Invertida: Essa Runa
não tem posição invertida.
Dagaz - O dia
Posição normal:
Prosperidade, mudanças e transformações positivas.
Invertida: Essa Runa
não tem posição invertida.
Othila) - A herança
Posição normal:
Sabedoria ancestral, propriedade, heranças e notícias de longe.
Invertida: Problemas
com propriedade e heranças.
Nossas escolhas
estão baseadas na fé, na vontade e na ação. Somos fruto do passado, caminhantes
do presente, escrito no pergaminho secreto do futuro. Somos os responsáveis
pela magia de fazermos nossa vida melhor. Abençoados pelas as Senhoras do
Destino, que tecem cada novo fio de energia que emitimos.
Fonte:
Templo de Avalon