domingo, 8 de setembro de 2013

CONHECIMENTO E PRATICA II

Então como mudar esses hábitos?
Tanto criar quanto mudar um hábito começa da mesma maneira: com um acontecimento fora da rotina. O nosso trabalho é tornar isso parte da nossa vida, alocar tempo para essa coisa ...nova que queremos que fique sendo parte de nós. Quer fazer exercício? Comece. Quer aprender um novo idioma? Olhar as coisas de forma mais positiva? Parar de centrar apenas em si próprio? Aprender a cozinhar? Comece, comece, comece.
A vida está sempre em movimento e, portanto, só muda em movimento. O tempo não vai parar jamais para que possamos escolher o que mudar e então seguir o rumo pensando, agindo ou sentindo de forma diferente. O primeiro segredo para mudar nossos hábitos é simplesmente esse: abrir a oportunidade em nossas vidas para que o diferente aconteça.
O segundo segredo tem a ver com a dose de mudança. Estamos todos familiarizados com as noções de ação e reação, não é? Se quisermos mudar algo imenso, a tentação de manter esse mesmo algo no lugar será também imensa. É o que acontece quando de um dia para o outro começamos a frequentar a academia todos os dias por três horas cada. Na primeira oportunidade, faltaremos um dia, depois outro... O nosso compromisso não será com o exercício em si, mas com essa meta louca estabelecida. Aqui entra o terceiro segredo: como definimos a nossa meta modifica se a alcançaremos ou não. Todas as vezes em que tentei nadar, eu não tentei simplesmente nadar: eu tentei nadar de três a cinco vezes na semana. Assim, quando faltava uma ou duas vezes, já dava o objetivo por falho, sem perceber que eu poderia simplesmente nadar.