sábado, 1 de janeiro de 2011

OBALUAÊ E OXUM - ORIXÁS DO ANO



2011 será guiado por dois orixás muito respeitados no sincretismo africano.
OXUM, a senhora do ouro, a mãe protetora, a responsável por guiar seus filhos num caminho de retidão e justiça, pois ela esta diretamente ligada a Xangô. OBALUAÊ, o senhor das epidemias, doenças em geral e cuidador do planeta, ele representa o controle das pragas que dizimam populações. Também muito ligado a Xangô, este orixá tem como função dar a cada ser aquilo que é seu por merecimento (em relação as doenças e dores).
Sera um ano farto, próspero, porém cheios de armadilhas, pois as duas entidades sempre nos pegam de surpresas. Sejam nas águas torrenciais vindas de chuvas constantes, enchentes e alagamentos (Oxum) ou das viroses e epidemias que as acompanham (Obaluaê).
Mas se soubermos receber, este ano também ser um ano farto e repleto de realizações concretas, já que os dois orixás são de suma importância para evolução.
Nesse ano apreveite as energias destes grandes mensageiros.
Tome um banho de ouro (Oxum) para abrir seus caminhos nos negócios, amor e gravidez.
Ferva um litro de água mineral ou e chuva, ou de rio. Quando levantar fervura apague e coloque lá dentro uma peça de ouro (aliãnça de casamento de alguem, pingente, brinco, enfim... Mas certifique-se que é de ouro!), deixe esfriar e após seu banho higiênico, jogue o banho amornado em você (incluindo sua cabeça). Apare a água em uma bacia e a despeje na terra de um jardim, de preferência florido.
Já para Obaluaê faça somente se precisar de saúde! Estoure um pouco de milho de pipoca sem sal, assim que esfriar, vá para o banheiro e peça para alguém de sua confiança passar as pipocas em você. Pedindo para que Ele leve todas mazelas ali encontradas. Você deverá fazer isso em cima de um pano branco, pois terá que recolher todas as pipocas que cairam, colocar num prato ou aguidá e despachar no cruzeiro de um cemitério. Mas isso não poderá ser feito pela pessoa doente e sim por aquela que fez seu banho.


Boa sorte a todos nós!