sábado, 18 de julho de 2009

ÍCONES, MITOS E OUTRAS DEUSAS PAGÃS

Acredito poder identificar o convívio pessoal e social com ícones (deusas, heroínas, vilãs, enfim) e que através de seus atos possamos demonstrar como cada pessoa interage.
Gosto sempre de apresentá-las como ícones de mulheres verdadeiras, pois apresentam mais características humanas do que divinas.
Li alguma coisa sobre isso e acho que existem milhões de caracteres que personificam a nossa existência. Basta saber em qual você se encaixa ou qual esta mais presente num determinado momento e trabalhar isso.

Quem são as Deusas?
Deusa se refere ao divino feminino. Ela foi honrada e celebrada por poder prover a vida dentro dela. Sua força é criadora e geradora de energia, além de identificar o crescimento.

Posso começar com as minhas preferidas...

Morgana: Equilibrada, sensata, casual, determinada, porém ingênua, mas uma grande sacerdotisa do reino de Avalon, graças a ela a Europa teve um ótimo rei. Arthur. Afinal de contas os fins justificam os meios... Sua principal caracteristica: Ter uma legião de fieis escudeiros, alguns amantes, poucas paixoes e nenhum amor.

Lilith: A primeira mulher de Adão, não aceitou a submissão, considerada pela Igreja um demônio na versão feminina, lasciva, arrogante, é considerado o lado negro da lua (a lua nova) onde estão escondidos os desejos mais secretos e nefastos dos seres humanos.

Afrodite: O amor em forma de gente, a personificação da benevolência, a ingenuidade, a inocência, a pureza e a virgindade.

Hera: A possessiva, a ciumenta, a que faz de tudo por seu amado, muitas vezes chegando a agredir e ou prejudicar os demais.

Ceres: A deusa da fartura, prosperidade, e gravidez.

Ísis: A deusa egípcia que simboliza a magia de encantar e o casamento, porém também a desilusão e a viuvez.

Diana: A deusa da juventude, da caça, onde todos começam a se expor, ir à luta, buscar o que se quer na vida.

Selene: A representante da Lua, tirando a que pertence a Lilith as demais a caracterizam. Responsável por tudo que a lua influencia gestação, plantação, marés, etc.

Ariadne: Aquela que ajuda a desenrolar as coisas, a saída do labirinto, adora coisas confusas e complicadas.

Héstia: Deusa nórdica do fogo adora um sacrifício, porém auxilia nas transformações que exigem amadurecimento (evolução).

Éris: Deusa do caos, discórdia, quando tudo tem que terminar e/ou acabar definitivamente. Dizem que ela foi a percussora da Guerra de Tróia.

Pandora: Curiosa, pois foi ela que trouxe ao mundo os 4 cavaleiros do apocalipse (a morte, a discórdia, a ganância e a guerra), além de doenças e epidemias.

As Valquírias: Uma legião de guerreiras que defendiam a todo custo o seu clã. Levam tudo a ferro e fogo, muitas lendas contam que quando apreendidas para não se tornarem escravas sexuais se mutilavam.

Freya: Responsável pela sensualidade, a atração, a arte de mostrar o que é belo.

Electra: Apesar de não ser uma deusa, ela é a versão feminina de Édipo tem problemas com rivais, pois as elimina. Começando com a própria mãe.

Briseis: Sacerdotisa do templo de Apolo, muito diplomática, serviçal, sofreu por amar Aquiles. Porem protege amores impossíveis.

Kida: Sacerdotisa do Reino de Atlântida detinha o poder energético da cura, elevação espiritual, além de poder libertar os titãs que permanecem presos nas profundezas dos oceanos. Quando invocada liberta nos homens suas capacidades através de dons.

Arianrhod: Deusa celta, significa roda de prata (lua cheia). É responsável pela iniciação feminina, transição entre a infancia e a adolescencia. Invoca o romantismo. Desvela coisas de amores atraves de sonhos, rege o psiquê da docilidade. Porem seus problemas surgem em querer fazer viver uma vida de faz de contas.

Brigth: Deusa arcaíca, refere se à força e poder de transformação. Responsável pela cura do corpo e da alma. Sua luz é tão forte que consegue eliminar as trevas deixadas pelos demônios. È a protetora dos partos (por isso o termo “dar a luz”). Ela esta presente desde uma pequna chama de vela a um enorme incêndio destruidor.

Cerredwin: É a Deusa responsável pelo caldeirão, ela detem a vida e a morte. Podemos dizer que ela é a versão feminina do Arcanjo Gabriel. Age segundo seus desejos, numa fração de segundos ela pode te levar do paraíso ao inferno. Dona dos orgasmos, ela nutre os amantes, as libertinagens e orgias. Levando a uma busca interminavel do prazer. A cada realização sexual Cerredwin ganha forças para realizar desejos. Por isso muito cuidado com o que pensar ao ir pra cama com alguém.

Dana: É a deusa do conhecimento, da proteção e da Justiça. Ela esta no subconsciente humano de forma silenciosa. Porém temos a razão, o discernimento e a intuição graças a Dana. Dizem que em momentos dificeis, se nos afastarmos e nos retirarmos para um lugar calmo, a Deusa dana sobra bons conselhos em nossos ouvidos.

Rhiannon: É a senhora da noite. Ela embriaga. É aquela que mima para se dormir, porém traz terríveis pesadelos para te manter em alerta, em vigilia. Nos relacionamentos ela é o desapego e o abandono. O instinto de sobrevivência. Lembre-se: Na reprodução dos animais, mesmo a mais bela corte é apenas uma estratégia de garantir que sua genética prevaleça e perpetue na Natureza. Sua influencia maior é na Lua Minguante, onde as pessoas preferem se isolar ou cuidar de seus afazeres, sendo menos benevolentes e solícitos.

Isolda: Apesar dos textos originais estarem fragmentados e em francês, sabe se que a história é de origem celta. Isolda foi prometida a um rei como proposta de acordo, porem quem foi busca la na Irlanda para tal fato foi o sobrinho dele, Tristão. A mãe de Isolda preparou um filtro de amor que deveria ser dado a ela na noite de núpcias, porem as taças foram trocadas e quem acabou bebendo foi Tristão. O reino já estava a beira do caos e incitado pelos conselheiros que já queriam que tal fato acontecesse, o Rei Mark mandou Tristão para um campo de batalha a fim de que ele morresse e o amor por Isolda acabasse, mesmo ferido por uma lança envenenada Tistão é salvo pelas mãos de Isolda, mas os dois não ficam juntos e acabam por morrerem separados. No cemiterio onde os dois foram enterrados, em covas separadas nasceu ramos de vinha e rosas selvagens que se entrelaçam e mesmo que sejam podadas, renascem e se enroscam de novo. Isolda representa amores que precisam sobreviver á turbulências, ou apenas podemos invoca la para resolver problemas de mau entendidos onde magias e ou energias foram trocadas.