segunda-feira, 23 de maio de 2011

AS ERVAS E O PRANA

O elemento vegetal é muito importante para a manutenção e equilíbrio dos seres vivos. Através de processos variados os vegetais retiram o Prana da natureza, seja através do Sol, da Lua, dos planetas, da terra, da água, etc. São, portanto, grandes reservas de éter vital e que através dos tempos, o ser humano, descobriu estas propriedades.
Usamos os vegetais, desde a alimentação até a magia, sempre transformando a energia vital, através de processos e rituais. Os vegetais são diretamente influenciados pela natureza. A lua e o sol são os astros que muito influenciam a absorção do prana e devemos conhecer estas influências.
A influência lunar sobre os vegetais é feita e alterada pelas quatro fases da lua, que tem duração de sete dias cada, fazem-se necessário conhecê-las, pois em duas fases existe o que chamamos de quinzena positiva, propícia para a colheita de ervas para rituais diversos (banhos, defumações, etc.) e nas outras duas temos a quinzena negativa, pois a concentração de éter, nas folhas, frutos e flores, é muito baixa. Sendo utilizada apenas para ciclo biológico do próprio vegetal
Lua Minguante
Nesta fase lunar, o prana concentra-se na raiz, vitalizando-a, permitindo que ela extraia os nutrientes necessários do solo. Não é uma fase propícia para a colheita de ervas, pois está na quinzena negativa.
Lua Nova
Esta fase lunar, caracteriza-se pela “ausência” da lua. É a primeira fase da quinzena positiva, pois o éter vital concentra-se na parte superior do vegetal, isto é, nas folhas, frutos, flores e caules superiores. Assim, é uma das fases propícias para a colheita de elementos vegetais.
Lua Crescente
É a fase complementar, ou segunda fase da quinzena positiva. O éter vital, ou corrente prânica, ainda está nas folhas, flores e frutos. Está se dirigindo das extremidades das plantas para o seu centro.
Lua Cheia
É a fase que está na quinzena negativa, não sendo propícia a colheita de ervas, para efeitos ritualísticos, pois o prana ou éter vital, está no caule principal e dirige-se às raízes, para completar o ciclo.
Existe também a questão das ervas solares e as ervas lunares, onde colhemos as solares durante o dia e as lunares durante a noite.
Os vegetais são de maneira geral, condensadores das energias solares e cósmicas. Há ervas que recebem influxos mais diretos de certos planetas ou luminares, sendo, portanto, ervas particulares desses planetas.



Qualidades de Ervas
REGIDAS PELO SOL
= Arruda, Arnica da horta, Erva-cidreira, Erva de S. João, Laranja (folhas), Alecrim, Poejo (folhas), Levante (folhas), Girassol (folha), Bambu (folhas). Guiné, Boldo, Camomila, Cravo.
REGIDAS POR MARTE = Losna, Romã (folhas), Erva de Coelho, Cinco Folhas, Macaé, Erva de Bicho, Jurubeba (folhas), Alho, Salsa, Maracujá.
REGIDAS POR MERCÚRIO = Amoreira (folhas), Anil (folhas), Erva Abre-caminho, Alfazema, Quina-roxa (folhas), Capim Pé de Galinha, , Arranha-gato, Manjericão, Crisântemo, Morango, Pitanga, Avelã.
REGIDAS POR VÊNUS = Malva-rosa, Malvavisco, Mil folhas, Sabugueiro, Funcho, Sete Sangrias, Cravo de defunto, Folhas de Aroeira, Azedinho, Fava de quebrante (folhas), Gervão roxo, erva doce.
REGIDAS PELA LUA = Unhas de vaca, Picão do Mato, Folhas de Lágrimas de Nossa Senhora, Ervas quaresma, Abóbora d'anta, Mastruço, Trevo (folhas), Chapéu de couro, Açucena, Rosa Branca (folhas), Erva de Santa Bárbara, Pariparoba, Manacá, Canfora, Bergamota, dama da noite.
REGIDAS POR JÚPITER= , Jasmim, Limoeiro (folhas), Erva Moura, Apertaruã, Erva Lírio, Maria preta, Café (folhas), Mangueira (folhas), Abacateiro, Parreira,
REGIDAS POR SATURNO = Guiné, Tamarindo (folhas), Eucalipto (folhas), Cipó caboclo, Cambará, Erva grossa, Vassoura preta. Bananeira.