sábado, 25 de julho de 2009

A MÚSICA E OS SERES VIVOS


Alguns trabalhos experimentais ao nível de biologia e de psicologia têm mostrado que os sons de alguma forma afetam o seres biológicos em geral e o humano em particular em um nível bem mais amplo do que o lado estético ou auditivo. Experimentos importantes nos fizerem perceber que a música pode exercer sobre pessoa conscientemente diverentes sensações. Partindo de um estado de melancolia profunda à uma hipnose e de euforia à histerismo.
Experimentos foram feitos com diferentes vegetais, expondo-os em vários estágios de germinação, à diferentes ritmos e generos musicais (todos com acompanhamentos técnicos - obedecendo a rigorosos critérios, tais como: controle do clima, umidade, temperatura, pH, luminosidade e exposição ao som) . O resultado disso foi: Vegetais que produzem mais proteínas (milho, feijão, soja e abóbora), preferem os clássicos de vangarda como Led Zeppelin. Já os cereais (trigo, aveia, cevada e linho) preferem as músicas clássicas instrumentais. As que geram flores, as quais serão responsáveis pelas futuras reproduções da planta se adpatam melhor com as sacras e inspiradores obras de Mozart e Bach.
Demonstar que a música afeta sementes e vegetais indica a capacidade de ação direta dos tons sobre as células. Passando isso para o Seres Humanos, indíviduos mais complexos, os tons e vibrações agem e interagem diretamente no corpo físico, porém as letras são de fundo emocional, atuando sobre o sistema linfático, nervoso e sexual do ser.
Quando lembramos de uma música letrada, parte dela ou apenas o refrão age como um mantra, abrindo portas e janelas que às vezes estão emperradas.
Gosto muito de identificar trechos de músicas como forma de “mensagens” decodificadas, onde somente a alma consegue perceber e traduzir o momento vivido. O que para uns pode ser estranho, para outro a eternização de algo ou alguém.
Palavras geram pensamentos, pensamentos resultam ações, e as ações nos colocam em movimento. Sendo assim... escute suas músicas preferidas, anote ou grife a parte que mais lhe agrada e transmita sua energia de forma intensa. Aproveite cada segundo do som... E, se esse som vier ampanhado de outro corpo... Melhor ainda!!!

“Você é tão acostumada a sempre ter razão. Você é tão articulada, quando fala não pede atenção. O poder de dominar é tentador... É tão certo quanto o calor do fogo, já não tenho escolha e participo do seu jogo. Não consigo dizer se é bom ou mal, assim como o ar me parece vital. Onde quer que eu vá o que quer que eu faça, sem você não tem graça. Você sempre surpreende e eu tento entender, você nunca se arrepende você gosta e sente até prazer, mas se você me perguntar eu digo sim, eu continuo porque a chuva não cai só sobre mim...” Dinho Ouro Preto.

“Eu não me reconheço mais, olhando as fotos do passado, o habitante do meu corpo, esse estranho doublé de retratos, talvez até eu já vivesse em algum corpo emprestado. Esperando só por você pra reunir meus pedaços. Foi tanta força que eu fiz por nada, pra tanta gente eu me dei de graça. Só pra você eu me poupei. Será que o tempo sempre disfarça. Desculpa as magoas que eu deixei. Só você sentiu por mim o que nem eu sentiria, você foi o meu escudo e eu a própria covardia...” Leoni.

“Não pensar mais nada, no final da tudo certo de algum jeito. Eu me acerto, eu tropeço e não passo do chão. Pode ir que eu agüento, eu suporto a colisão da verdade na contra mão. Eu sobrevivo e atinjo algum ponto. Eu me apronto pro dia seguinte. Escovo os dentes, abro a porta da frente evito a foto sobre a mesa e ninguém aqui vai notar que eu jamais serei a mesma...” Zélia Duncan.