quarta-feira, 30 de maio de 2012

BANHOS DE IMERSÃO

Os banhos de imersão citados a seguir podem ser feitos apenas por pessoas que dispõem de uma banheira em casa. Podem ser acrescentadas à água do banho ervas, óleos essenciais ou sais de banho para tornar os seus efeitos mais satisfatórios.
Ressalto que tanto para os banhos quentes quanto para os banhos frios, a pele é estimulada e a vasoconstrição e a vasodilatação (presente nos dois tipos de banho) facilitam a eliminação de substâncias morbosas – substâncias que causam doenças.

Banhos de Imersão Frios
 
São considerados banhos frios os que a água se encontra em uma temperatura entre 8ºC e 15ºC, eles agem nos vasos mais superficiais da pele. O sistema nervoso que se localiza nas camadas superficiais da pele obtém uma otimização de suas funções e produz uma sensação de bem-estar, disposição e vitalidade. A água nessas temperaturas faz com que nosso sistema nervoso se equilibre, sendo considerada um excelente tônico (embora também seja levemente sedativa). Utilidades de banhos frios:
• Tonificar a pele;
• Estimular a circulação sangüínea;
• Diminuir o cansaço físico.

Banhos de Imersão Quentes
São considerados banhos quentes os que a água se encontra em uma temperatura entre 37ºC e 40ºC, possuindo quase os mesmos efeitos que os banhos frios; a diferença é que a água fria é mais tônica que sedativa e a água quente é mais sedativa que tônica. Não é aconselhável ficar imerso muito tempo em água quente, pois ela nos deixa com a sensação de moleza no corpo. Após banhos quentes, é aconselhável tomar uma ducha de água fria. Utilidades de banhos quentes:
• Relaxar os músculos;
• Reduzir dores musculares e das articulações;
• Otimizar as funções de nossos órgãos internos.