terça-feira, 7 de junho de 2011

GELÉIA DE ROSAS - UM PODEROSO VEÍCULO DE MAGIA

Ingredientes:

250g de pétalas de rosas
2 xícaras de açúcar
4 1/2 xícaras de água
Suco de 2 limões, com gomos e sementes
3 Cravo da índia
1 canela
Selecione as pétalas, a cor das pétalas vai passar para a geléia, e algumas variedades de rosas são mais saborosas que outras, tais como as vermelhas ou rosadas.
Lave as pétalas e corte o fundo branco de cada uma. Antes de usá-las na culinária, elas devem ser lavadas muito bem, para remover qualquer tipo de produto químico. Verifique se há insetos, detritos, terra e discarte pétalas marrons ou com ferrugens. Deixe-as na água da lua cheia (isso é um toque de magia) por 24 horas.
Coloque as pétalas em uma tigela de vidro eespalhe açúcar sobre elas, tendo a certeza de que todas as pétalas estejam coberta. Machuque-as com os dedos e cubra a tigela com filme plástico. Deixe dormir de um dia para o outro na geladeira.
Coloque o restante do açúcar em uma panela com a água e o suco de limão, dissolvendo em fogo baixo. Inclua o cravo, a canela e os gomos e sementes do limão, para contribuírem com mais pectina, o que vai engrossar a geléia.
Adicione as pétalas na mistura e deixe por 20 minutos, ou até levantar fervura e cinco minutos depois disto, para que engrosse, até que uma colherada da geléia colocada em um prato frio mantenha seu formato. Se deixou as sementes do limão, remova-as. Sempre mexendo em sentido horario e com uma colher de pau. Nunca de metal.
Coloque em um vidro limpo e esterelizado com tampa e armazene em local fora do alcance da luz. Pode ser servida em bolachas de água e sal com chá de maçã ou uma colher de sobremesa adicionada ao vinho tinto.