Heféstos representa o homem que não prima pela beleza ou possui alguma deformidade física, sofre preconceito ou é ridicularizado pelas pessoas.
Por outro lado, é um verdadeiro artista, podendo tanto trabalhar como ferreiro (ou seja, realizando grandes obras) ou joalheiro (ornamentos finos que encantam as mulheres).
Portanto, ele não tem a típica beleza associada aos deuses gregos, mas domina outras formas de beleza material e trabalha pela felicidade de sua companheira. É um grande e fiel marido, que cobre a esposa de amor e mimos, mas que fica enraivecido quando diminuído pelas pessoas ou traído.
A mulher que se relaciona com um homem do tipo Heféstos/Vulcano precisa compreender que o amor independe de beleza, mas envolve sentimentos verdadeiros e intensos, lealdade, dedicação e respeito. Talvez Heféstos seja o mais perfeito dos companheiros para uma mulher, e seu único "defeito" é não ser bonito. Mas isso é defeito? Aqui entra a questão fundamental sobre o que a mulher está de fato buscando em um relacionamento e, havendo amor, o relacionamento com o homem de arquétipo Heféstos é um dos mais completos que existem. Se o seu companheiro é assim, você é uma mulher de sorte!