sábado, 30 de julho de 2011

HOMENS COM ARQUÉTIPO DE ZEUS

Ter a seu lado um homem de natureza Zeus é sem dúvida ter um companheiro que é bom amante, inteligente e poderoso, sonho de toda a mulher que não se contenta com pouco. Respeitado e muitas vezes temido, Zeus é casado com Hera, formando o casal que governa o Olimpo, mas a verdade é que sua esposa, ainda que orgulhosa de ser sua mulher, passou por maus bocados com as traições frequentes do marido e seus filhos fora do casamento. De qualquer modo, a união dos dois é muito sólida e Zeus sabe que apenas Hera tem condições de representar o papel de rainha celeste.
A posição de deus maior foi conquistada com heroísmo, ao vencer o pai que havia devorado os seus irmãos e os titãs. Zeus torna-se então o responsável por criar uma ordem e uma lei que irá suplantar o caos, um verdadeiro líder. Porém, apesar de sua grande sabedoria e capacidade para governar, muitas vezes é dado a atos extremos de arbitrariedade.
Nem sempre Zeus está no trono ou no Olimpo, por vezes ele desce à Terra para saciar seu incontrolável desejo de amor. Transforma-se em inúmeras criaturas para poder despistar Hera e tornar a sua imagem suportável para a vista humana por causa do esplendor da sua aparência. Zeus divide-se entre uma faceta celeste e magnânima e outra mais mundana e cheia de desejos sexuais.
Podemos associar o arquétipo de Zeus à imagem do homem bem-nascido e bem-sucedido, que chega ao topo da carreira por suas próprias capacidades, é dotado de muita inteligência e ocupa um lugar de sucesso e destaque de forma legítima, sendo admirado por todos. Rico, bonito e um amante fogoso, seria o homem perfeito não fosse o seu incorrigível pendor para a traição e a forma nem sempre lógica com que distribui favores e punições.